A IMPORTÂNCIA
DE UMA ASSOCIAÇÃO
As igrejas Batistas Regulares tem como prática a UNIÃO através de ASSOCIAÇÕES DE IGREJAS.
Defendemos a autonomia das igrejas locais, como ensinado nas Escrituras. Por isso, não aceitamos outros modelos que unam igrejas, se não o modelo associativo. O 14º Distintivo Batista Regular, sobre a Autonomia da Igreja Local (EBR, 2003), declara:
“Cada igreja local é autônoma quanto às suas questões administrativas e congregacional quanto ao seu governo interno. Ela é submissa apenas a Cristo, o seu Cabeça, e
nenhuma organização ou hierarquia eclesiástica tem autoridade sobre ela. São os próprios membros, e não os líderes da igreja, que tomam as decisões da igreja” (p. 34).
Não obstante, apesar de autônomos, não podemos ser isolados. As Escrituras enfatizam tanto a UNIÃO quanto a COOPERAÇÃO entre as igrejas, por sermos parte do mesmo Corpo. O 14º Distintivo Batista Regular continua:
“Contudo, autonomia não quer dizer independência. As igrejas de Cristo devem umas às outras respeito e cooperação espiritual (Atos 15.1-6, 22-35). Todas se acham na
dependência do mesmo Cabeça (Efésios 4.11-16), e isto as faz interdependentes” (p. 34).
Este texto tenta defender a importância da formação e da manutenção das Associações de Igrejas Batistas Regulares tentando responder a três perguntas:
(1) porque unir igrejas em associação?
(2) o que é uma associação de igrejas? e
(3) para que serve uma associação de igrejas?
Clique no ícone e leia este texto em PDF na íntegra:
AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil
@ Copyright 2024 | AIBREB, direitos reservados.